Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

#TamojuntoDanieladeBem: Censura?!

Isso não pode. Essa quinta-feira, 29, foi dia de cair o queixo dos rio-grandinos e nortenses, mais uma vez. Pensei que esse tipo de coisa só acontecesse com o polêmico blogueiro Eduardo Bozzetti, do Gotas de Ácido (!). Explico, para quem tá por fora: a jornalista Daniela de Bem - competente pra caramba, grifo, caixa alta, pisca-pisca e neon - teve seu perfil do Facebook retirado do ar por causa de denúncias de "conteúdo abusivo", em referência às postagens do link para a matéria que ela publicou no blog de sua autoria, o Olhar da Rua sobre um esquema de caixa 2 nas últimas eleições do município de São José do Norte.

Daí que, a Daniela de Bem TEM AMIGOS, que além de solidários fazem um griteiro sem tamanho e não vão deixar que esse tipo de tolhimento fique assim, impune, nem que a denúncia que ela traz à tona morra na casca. A Daniela sozinha fez - de forma independente, por conta própria, com a cara e a vontade, ok? - o trabalho que nenhum meio de comunicação local tradicional, nem de Rio Grande nem de São José do Norte, fez até o momento (a história está rolando desde as eleições passadas, outubro, correto?!): reportou os fatos, mostrou provas e buscou ouvir as fontes envolvidas. O tema é complexo e vai ter vários desdobramentos ainda. Não estou por dentro, não acompanhei as eleições de São José do Norte, mas acompanho a atuação da "mídia alternativa rio-grandina", que - sorte nossa - tem conseguido cobrir o que os veículos de comunicação deixam passar. Acompanho o trabalho da Daniela de Bem na Furg TV/Furg FM e em suas iniciativas independentes e não é apenas por admiração e respeito a ela enquanto profissional que retomo as postagens do De solas e asas, que tem um foco cultural e mais especificamente literário, para dar meus pitacos em questão política.

Ela é jornalista, assim como eu, e nada pode ser mais assustador e repugnante do que as tentativas de calar a informação apurada com responsabilidade e compromisso social. A gente está acostumado a ver absurdos acontecerem em Rio Grande e arredores, mas nem por isso nos acomodamos. Não vamos deixar censura passar. Não vamos deixar que ninguém cale a Daniela, nem o Bozzeti, nem o Chico Cougo, nem ninguém que insistir em tornar públicas informações de utilidade pública. Se ainda há veículos de comunicação que dedicam preciosos minutos em canal aberto de rádio ou tevê, ou páginas impressas para mostrar como se usam mantas no inverno, felizmente temos ao nosso alcance a internet, com nossos blogs, nossos perfis no youtube, no facebook e no escambau para escancarar o que está sendo feito de errado com o dinheiro público, com a confiança das pessoas, com as nossas esperanças. E a gente se espalha que nem catapora. E a gente é bem capaz de botar outdoor na Avenida Itália com o link do blog Olhar da Rua e a foto da Daniela de língua de fora, com a legenda "chora invejosas", ou uma faixa na entrada da hidroviária com o recado "Chupa... Daniela tem amigos!" (Humberto Telles, propôs essa última, hehehe).

O bloqueio do perfil da Daniela no Facebook é uma coisinha de nada, essa história poderia ter morrido aos pouquinhos nos dias subsequentes em meio a tanta bunda, funk, piadinha de futebol e esculhambação no resto do Brasil, pois é uma postagem longa, com vídeos, imagens e bastante texto coerente - um tijolaço jornalístico como pouco se vê por aí, mas então os melindrados tiveram a brilhante ideia de denunciar anonimamente o perfil da colega. Pegaram o cocô fresquinho com as mãos e esfregaram nas hélices do ventilador. Agora suportem. Vamos copiar, replicar, compartilhar e insistir com essa história até que aprendam de uma vez que imprensa saudável é imprensa livre. Ninguém vai ficar de boca fechada, de caneta tampada, nem de celular ou câmera desligados. Já há algum tempo que o olhar da rua é o olhar das redes sociais na internet, é o olhar da gente aqui, atenta e de saco muito cheio dessa putaria toda.

Mais sobre:
Memórias do Chico
Gotas de Ácido
Matéria Especializada





Um comentário:

  1. Genial com Açúcar e Ácido teu texto!!!!!!
    Adoro Tu, Miss Lexotan!!!!!!!!!

    :)

    Sem Palavras!!!!!!!

    ResponderExcluir