Páginas

17 de outubro de 2012

Sobre deus e maçãs no DP

Sobre deus e maçãs foi publicado no Diário Popular do dia 15 de outubro. Foi a primeira vez que fiquei furiosa por terem mexido no meu texto sem sequer me avisarem. Meu deus, que era para ser assim todinho em minúscula, foi alterado, algumas expressões foram modificadas e a minha estrutura de parágrafo foi toda picotada. Ou seja: é praticamente um outro texto. Reclamei, questionei e não deu em nada. Quem me deu retorno respondeu como se tivesse tirado o pó de cima da estante da minha casa, como se tivesse feito um favor a mim corrigindo meus "erros ortográficos". Fiquei até pensando se não era exagero meu ficar tão de cara pela intervenção na minha escrita, por parte do jornal, mas não. Já faz dias que isso aconteceu e ainda me sinto desrespeitada enquanto autora. Foi bom para que eu pensasse sobre a questão e definisse uma posição: a gerência do texto literário cabe ao autor, a não ser que haja previamente algum combinado que autorize outras pessoas a interferirem na escrita antes da publicação. Disso não arredo pé e vou gritar sempre que se repetir (espero que não seja necessário espernear mais por coisas assim). Não me conformo. Enfim, aqui o Sobre Deus e maçãs, na versão do Diário Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário